sábado, 26 de julho de 2008

A mandala Astrológica e o ciclo da vida

Continuando “Momento Pipoca” aqui no blog, Vamos falar um pouquinho de Astrologia.

Astrologia vai muito além da leitura de signos e zoodiaco de jornal. É uma forma de ver o mundo, e pode ser extremamente revelador se você tiver a cabeça aberta.
Há um ciclo de vida que se inicia em Áries e termina em Peixes. Podemos dividir A Mandala Astrológica em 3 ciclos de vida: o primeiro de Áries a câncer marca a primeira infância, O segundo de Leão a Escorpião, marca a adolescência, e por fim, o último ciclo: da vida adulta a velhice que vai de sagitário a Peixes. Todos os ciclos começam num signo de fogo, passam para um de terra, ar e acabam em água.

Áries é o primeiro signo do zoodíaco. Ele marca o nascimento. O ser humano abrindo os olhos pela primeira vez. É o primeiro signo de fogo. É o nascimento do “EU”

Em seguida vem Touro, um signo de terra. A criança percebe que tem um corpo. Olha suas mãos, sente frio, fome e calor. Apreende o mundo através dos sentidos. Sente o cheiro de sua mãe, ouve sua voz, e vai simbolizando assim o universo a sua volta. É o nascimento do desejo.

Em gêmeos, um signo de ar, a criança começa a olhar em volta, percebe que existem outras pessoas além dela e de sua mãe. Percebe que se chorar alguém vem vê-la, cobri-la ou alimentá-la. Estabelece aqui a capacidade de se fazer ouvir. Nasce a comunicação,

Câncer, signo de água, fecha esse ciclo da primeira infância. Aqui a criança estabelece o sentido de vínculo. Ela sente fome, chora, é alimentada e com isso percebe que suas necessidades vão sendo atendidas. Amor e alimento estão juntos. Acredito que passamos o resto da vida tentando renovar essa sensação, essa união de amor e nutrição. Não é à toa quando bate uma mega ansiedade corremos para geladeira!

Um novo Ciclo se inicia, num signo de Fogo. Em Leão, o sentido de identidade se expande. Agora, sou EU em relação ao grupo. É o potencial criativo. A necessidade de autoafirmação. Aqui testamos nossas capacidades, saímos do egocentrismo infantil e experimentamos olhar em volta. Queremos competir, descobrir quem é o melhor!

Novamente um signo de terra sucede o de fogo. Nasce virgem, e com ela a necessidade de ser útil. Do que adianta ser criativo se não fizermos nada com isso. Aqui temos maior autonomia física e aprendemos a separar o joio do trigo. É o aprendizado da escolha: o que serve e o que não serve para meu corpo.

Nasce então, a vontade de compartilhar, de enxergar o outro, de incluí-lo, de trocar. Aprendemos isso em libra. Aqui se estabelece a relação Eu-outro.

Fechando este ciclo temos escorpião. O alimento experimentado em câncer aqui recebe nova conotação. É o ganho que tive em compartilhar. Escorpião marca a entrada na vida sexual, passo natural iniciado pelo contato com o outro, vivido no signo anterior, libra. É o aprendizado da Transformação.

Sagitário, o último signo de fogo inicia o ciclo da idade adulta até a velhice. Aqui é o inicio da jornada para o mundo. Sagitário é a flecha, nossa necessidade de meta, de ideologia, de propósito. Nossa vontade de ir além, se aventurar, se jogar na vida. A vontade de crescer, de expandir os horizontes.

Aí vem capricórnio para concretizar as metas lançadas em sagitário. Enraíza, lapida, busca perfeição. É o aprendizado da autocrítica. Capricórnio é terra , aquele que materializa os sonhos. É o nosso Super-Ego. Aqui aprendemos as regras do mundo, do que é certo ou errado.

Bom, depois disso tudo,vem Aquário, o humanista! Aqui aprendemos a pensar, refletir, filosofar. Como um signo de ar, temos o distanciamento intelectual necessário para pensar questões sociais, políticas e existenciais. As regras só são respeitadas se fizerem sentido, caso contrário nascerá um rebelde. Aqui aprendemos o que há de mais humano em nós. Aquário nós ensina os ideais da Revolução Francesa: Liberdade, igualdade e Fraternidade. Vemos o outro como irmão, é o aprendizado da liberdade.

Esse ciclo acaba em peixes, um signo de água. Nele temos o sentido da Fé e da completude. A sensação de que somos uma gota no meio do oceano. O contato direto com Deus, sem intermediários, sem religião, apenas Eu e Ele. Peixes é o que transcende, é o que nos prepara para morte, para a passagem. É o aprendizado da arte, da loucura, da fé, ou de qualquer caminho para o inconsciente.

Lógico que nem sempre completamos este ciclo de aprendizagem. Muitas vezes paramos em algum lugar do caminho. Não faz mal! Acredito que este é um conhecimento em espiral, podemos entrar nele por qualquer lado, não há certo ou errado, apenas um caminho espiralado. Se somos Touro, Aquário, ou Escorpião, não significa que estamos nesta etapa do caminho, muito pelo contrário, muitas vezes nosso signo solar é o mais difícil de ser apreendido. Sendo Libra, a relação Eu-outro, pode ser de fato o grande apredizado da minha vida.

Desejo à todos um boa jornada!

19 comentários:

Anônimo disse...

Monica, nunca tinha ouvido falar da relacao da mandala com a astrologia, muitissimo interessante!!! Bem, sou de Áries...tks pela "pipoca"...bjs, Figura

Anônimo disse...

irado monica! Cada vez mais acho astrologia uma parada muito sinistra... ahhahahha, comentario tosco, mas totalmente real.

beijos!!

Anônimo disse...

Parabens vc ampliou minha visão sobre astrologia.

Anônimo disse...

Dá pra fazer uma pequena consulta? rsrs Se eu sou áries e fiquei paralizada na etapa do Leão, de desenvolver a criatividade, como passar pra virgem?
bjs
LU

Anônimo disse...

Fico a cada dia q passa mais encantado com a tua escrita!obrigado por me enviar sempre , please keep doing. A mandala astrologica foi assim tudo de bom me esclareceu muita coisa. O bom humor em sua escrita pra mim é a melhor parte. Nando Prof de Yoga.

Anônimo disse...

Mulher você é uma enciclopédia!!!
Muito bom aprender um pouquinho sobre isso! Confesso que sou completamente desligada do mundo astrológico, especialmente por não dar a mínima pros horóscopos de jornal! hehehehe!
Mas valeu queridona!
Super beijocas
Marcinha

Anônimo disse...

Querida,

Adorei teu texto alias, como todos os outros; Sou fã de carteirinha!!
Bjs
Gilda

Anônimo disse...

Continuo super orgulhosa de seus textos.São claros e inteligentes.
Estou aqui a menos de 48 hs e já estou morrendo de saudades daí.
Mil bjs Nuxa.

Anônimo disse...

Monica,
Sou suspeita para falar de astrologia.rs.. Seu texto está super bem escrito e fácil de entender! Acho que esse é o primeiro passo para quem quer aprender sobre astrologia, entender um pouco sobre a mandala e os signos!!!
Parabens!!
Beijos
Fernanda Falcão
P.s Com urano na minha casa sete, lua em aquario na revolução solar, acho que pela primeira vez estou aprendendo muito sobre esse signo!

Anônimo disse...

Moniquete,

você ja tinha me falado sobre essa mandala...Achei super interessante! Mas você poderia nos próximos textos falar um pouco mais sobre cada fase. Ainda ta me devendo o mapa...
Bjsss

MR disse...

Amiga
Com o tempo tenho descoberto que o desafio maior é integrar tdas as características em prol do propósito solar... sim o gde aprendizado...sem falar q árduo, necessário qdo aspectado com um certo auditor saturnino.. Boa sorte neste profundo, rico aprendizado plutoniano, original uraniano,abrangente jupiteriano!rs...tempos s falar astrologuês..bjs

Monica Guinle disse...

Respondendo a Lu:
Em Leão testamos nossa capacidade e nosso potencial criativo, para em virgem buscarmos uma utilidade para eles. O aprendizado de leão é a auto estima elevada, se descobrir centro de sua propria vida, para em libra aprender a dividir.
espero ter esclarecido um pouquinho. bjks

Anônimo disse...

Vc pode falar mais um pouquinho sobre essa fase de libra e escorpião?
bjs
D

Anônimo disse...

Mônicaa!!!
Adorei!!!! Nem sabia queos signos marcavam o ciclo de vida! Muuito legal!!!
Mas a pessoa ser de um determinado signo, dentro deste ciclo significa algo?! Não entendi.. Eta ignorância!!! rsrs
Bjsssssssss

Monica Guinle disse...

Cla respondendo a sua pergunta:
temos dez planetas espalhados por 12 signos e 12 casas. É o nosso mapa natal, esse é o nosso retrato astrólogico.A partir dele vamos traçando um pouco do nosso caminho nessa jornada, o que temos e o que não temos facilidade, o que vemos com clareza (sol), como fazemos vinculo (Lua) e assim por diant. Essa é uma leitura que pode nos ajudar a saber em que pé anda nossa jornada.
bjão
Bjs

Jorge Itapuã Beiramar disse...

Alô Mônica,

é uma grande sabedoria reconhecer e aplicar as influencias do resto do universo em nós formiguinhas. A astrologia deveria ser mais respeitada e utilizada.

Axé.

Anônimo disse...

Mônica !
Lávai uma pergunta " um pouco ignorante " rss
todos nós passamos por este ciclo, independente do signo ??
e cada signo deve passar por este ciclo de maneira diferente, né ??
Beijos

Amelia Clark disse...

Monica, sempre aprendo tanto com vc! Beijos!!!!

Anônimo disse...

Show de bola! Prazer puro. Sou geminiana e não consigo deixar de me expor pra ser OUVIDA. Isso tem prós E contras.... Nada fica engasgado, mas tb as vezes falo demais. Enfim... Beijos, Bruna - vou te ligar pra marcar meu mapa!!!!